terça-feira, 8 de junho de 2010

Até quando Deus quiser...



Tenho o privilégio de "receber" algumas pessoas em casa que, geralmente, vão para pedir ajuda. Tipo, uma blusa de frio ou algo para comer. Acabei fazendo amizade e tendo contato com suas histórias de vida. Alguns mais fechados, outros que desabafam, outros que fogem e mudam de assunto quando são questionados sobre sua caminhada.

Hoje, conversando com um destes que sempre me "visitam", percebi que ele não estava bem fisicamente. Morador de rua, no frio, apenas com a roupa do corpo, com fome, sem documentos, sem nada! Essa era a situação dele, que também foi criado por Deus! Depois da minha conversa, percebi que não temos noção do que estas pessoas enfrentam em suas vidas! Ele precisa tomar alguns remédios diariamente, mas não pode, pois está quase sempre com o estômago vazio... o Governo dá o remédio, mas ele não tem comida! Ah, ele guarda os remédios numa moita, perto de onde ele "mora", na rua.

Entre muitas palavras, tentando ajudá-lo de alguma maneira, com um suspiro e o olhar longe, pensativo, soltou algumas frases que literalmente "me quebraram": "Éhhh, nunca imaginei chegá nesse ponto... mass... a gente vai vivendo assim, até quando Deus quiser!"

Confesso que foi complicado almoçar depois dessa conversa. Essas palavras não me saem da cabeça! "A gente vai vivendo assim, até quando Deus quiser!". São muitas as pessoas que a utilizam para definir sua condição de sofrimento. Não é preciso morar na rua, passar fome, ou qualquer coisa assim para fazer uso dela. Quando nos lembramos do que Jesus pediu pra que nós fizéssemos e do efeito que o Evagelho causa na vida das pessoas, isso gera em nós uma inquietação! No momento em que Jesus cura aquele leproso, por exemplo, Ele pede que aquele homem, que era excluído, marginalizado, fosse até o sacerdote, no Templo. Isso nos ensina que Jesus devolve não apenas a saúde física, como também, a condição de "ser" humano!

Nós temos muitas palavras bonitas, como, Jesus Salva, Jesus transforma, Jesus cura! Só que nos esquecemos de que Ele nos escolheu como "agentes" de transformação para ESTE MUNDO. Mas prefiro viver passivamente, com uma mensagem que transforma apenas "o coração"! Delegando aos outros uma responsabilidade que é minha como cristão.

Mas... enquanto nos omitirmos em relação ao sofrimento humano, quanto mais fecharmos os nossos olhos as necessidades das pessoas que nos cercam, quanto menos nos lembrar das palavras de Jesus, mais ouviremos frases deste tipo: "Éhh... a gente vai vivendo assim... até quando Deus quiser!"

  3 comentários:

  1. que texto liiindo, Fer...
    é verdade mesmo, nós precisamos ser incomodados com histórias como as dessas pessoas pra tomarmos consciência do nosso dever... isso não está certo..
    nós devíamos em todo tempo ter essa noção e assumir essa responsabilidade pra valer, a fim de levar a salvação e a transformação a muitas vidas!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Fernando, querido, realmente uma frase como essa nos faz perder a fome e o sono. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê força, coragem e vontade para vivermos o Evangelho que Jesus deixou como exemplo. Um grande abraço, em Cristo, Mercia.

    ResponderExcluir
  3. Fer, lindo texto, Deus continue te inspirando e te fazendo ver muito alem... até quando vamos m=nos omitir frente a um mundo q tanto tem sofrido? Será essa a missão q Jesus nos deixou? é um desafio e uma obediente, cumprir o q Jesus nos ensinou! com amor de Cristo Vivi

    ResponderExcluir

Mais lidas

Seguidores