terça-feira, 25 de maio de 2010

E aí, Vai Encarar!?



      Esses dias assisti um filme, da década de 80, mas que é muito legal. rsrs "Te pego lá fora!". Esse é o título do filme em que Jerry Mitchell, um tranqüilo e simpático estudante do antigo colegial, rsrs, vai entrevistar Buddy Revell, um colega recém-chegado, para o jornal de seu colégio. Acontece que o cara é um brutamontes, tem fama de psicopata e, além disto, não suporta ser tocado. É exatamente isto que Jerry faz, e Buddy o desafia para uma briga no estacionamento, às 3 da tarde. Até lá Jerry tentará de tudo para que a sua "execução" não aconteça.

       É claro que o final é feliz! Acontece a briga, e Jerry consegue derrubar Buddy! O cara vira "O" popular no colégio! Tá certo que pelas razões erradas! Mas o legal do filme é que Jerry foge o tempo todo. Fica o tempo inteiro tentando se livrar da briga, principalmente quando olha o tamanho do seu rival! Espero que você não experimente uma situação como esta, pelo menos, não literalmente! Alguém olhando pra você e dizendo, "Vai encarar"!?
   
       Agora, quando olhamos para vida de Jesus, em muitos momentos Ele foi desafiado! Líderes religiosos, sempre questionaram sua autoridade como Messias, como o Filho de Deus! Desafiado pelos fariseus, questionado pelos filósofos, desacreditado pelos materialistas, apenas mais um para muitos cientistas! Num determinado momento de seu ministério, Ele faz duas perguntas para os seus discípulos: "Quem as pessoas dizem ser o Filho do homem?" E as respostas são muitas, "Elias, Jeremias, João Batista ou alguns dos profetas". A multidão tinha várias opiniões a respeito do Mestre. Muitos, inclusive, se sentiriam honrados em serem comparados com aqueles homens, tão importantes na história do povo de Deus.

     Mas depois dessa pergunta, vem outra pra quebrar geral: "E vocês, que são meus discípulos, aqueles que dizem que se preciso for, morrerão por mim, que me seguirão por onde eu for... Quem sou eu pra vocês?" Uau! Jesus faz os discípulos olharem para si. Agora não era mais importante o que os outros diziam, o que os outros achavam, mas sim o que eles pensavam a respeito de Jesus! E a resposta vêm de Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!". Que resposta linda...

     Depois dessa afirmação maravilhosa, Jesus diz a Pedro: Tu és Pedro! Ouvir isso do próprio Deus deve ter sido "demais"! Jesus demonstrando a importância de Pedro em seu Reino. Pedro não "foge", mas encara a pergunta! E ainda, teve de encarar essa afirmação de Jesus a seu respeito.

     Jesus vai mais além. Ele afirma que "sobre esta pedra", sobre a declaração de Pedro de que Jesus é o Cristo, Ele edificaria a sua Igreja! "E as portas do Inferno não prevalecerão contra ela!" Meuuuu... olha isso! Jesus não está dizendo que vamos ficar trancados e o inferno virá contra nós e não acontecerá nada conosco porque estamos protegidos e etc. Pelo contrário! Jesus está desafiando sua Igreja a "cair pra dentro", a "ir pra cima", a "descer o braço", porque nada, nem o inferno, pode impedir Sua Igreja de avançar!

     Avançar para construir seu Reino aqui Terra! Um reino onde todos são iguais, em que todos são amados, todos são livres! Um reino que luta pela transformação, pela restauração, pela salvação de todo ser humano! Então... essa pergunta Jesus nos faz ainda hoje: "Quem sou pra vocês?". E aí, vai encarar?!

  Um comentário:

  1. QUE TEXTO LINDO!
    Deve ter sido demais meeeeesmo pra Pedro ouvir aquilo de Jesus... Ele nos reconhece como únicos, na nossa singularidade.. pq todos são igualmente importantes pra Ele, né?
    Acho que responder quem Jesus é pra mim é uma coisa ao mesmo tempo difícil e muito simples... Simples pq.. meu.. Ele não é inatingível... Ele se faz acessível pra que nós possamos conhecê-Lo... mas também é difícil pq Ele tem um significado tão grande que eu me perco em meio às palavras...
    Quanto ao que Jesus disse sobre edificar a Sua Igreja, isso me faz pensar no sentido de que NÓS somos a Igreja e de que Ele nos capacita e fortalece pra que façamos a Sua obra sem que nada nos vença. Com Cristo, somos mais que vencedores, afinal de contas...
    x)

    ResponderExcluir

Mais lidas

Seguidores