quarta-feira, 13 de maio de 2015

Simplicidade, Simplesmente como Jesus!



“Complicamos demais as coisas!” Tenho certeza de que em algum momento você escutou esta expressão. Essa ideia tem a sua parcela de verdade. Fazemos isso por conta da nossa natureza caída. Somos limitados, instáveis e frágeis. Porém, muitas vezes nos esquecemos disso. Preferimos andar com as nossas próprias pernas e acreditamos saber o que é melhor para nós e para o mundo. No entanto, nós não sabemos. Por isso, precisamos de Deus o tempo todo. Quando não nos atentamos para esta necessidade e nos esquecemos Dele, neste momento complicamos a vida. 

Nossas escolhas geram sofrimento, tanto em nós quanto nos outros. Vivemos preocupados, ansiosos e frustrados. O próprio autor de Eclesiastes vai nos dizer: “Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo”. Ec 7.29 NTLH Cristo nos dá o exemplo de como devemos proceder em todas as áreas que compõem a nossa vida. Sua maneira de agir, reagir, pensar, ensinar ou falar, tudo em Cristo nos desafia. A simplicidade de Jesus em todas estas questões nos salta aos olhos quando nos atentamos à pessoa do Cristo. Quando pensamos em simplicidade, entendemos ser uma realidade interna com consequências externas, que atingem diretamente nosso estilo de vida. 

Ao buscarmos a simplicidade pregada por Cristo, somos libertos de muitos aspectos da nossa natureza caída que, como já mencionamos, tem a tendência de complicar as coisas. Passamos a ser verdadeiros e sinceros. A ambição desenfreada por status e posição desaparece,pois para aqueles que entenderam a “simplicidade” da vida proposta pelo Cristo, compreenderam que não precisam de status e posição. 

A ostentação, uma palavra tão presente na cultura contemporânea, fica ofuscada, pois aquilo que adquirimos não é mais para impressionar os outros, mas sim, para Glorificar a Deus e abençoar aqueles que estão a nossa volta. 

O pensamento moderno, secular e materialista, desperta no ser humano uma sensação terrível de insegurança. E essa necessidade de segurança leva-nos ao apego excessivo às coisas materiais. Tanto que, na maioria das vezes, somos levados a comprar coisas, preocupados em impressionar as pessoas. O velho Mamom apenas mudou de nome, mas continua presente em nossa sociedade! 

Cristo nos ensina qual o ponto de partida para vivermos de forma “simples”: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas” Mt. 6.33 Jesus está nos ensinando o que deve ser prioridade. O Reino e a sua justiça. Quando o Reino de Deus está em primeiro lugar, todas as demais coisas estão em seus devidos lugares. Vemos no contexto em que Cristo proclama estas palavras, a ansiedade e a angústia presentes na vida dos discípulos. 

Cristo os liberta da ansiedade em relação ao amanhã e as questões materiais quando colocamos o Seu Reino em primeiro lugar nas nossas vidas. Essa atitude interior afeta toda nossa vida exterior. Richard Foster, em seu livro Celebração da Disciplina, descreve quais atitudes são influenciadas pelo estilo de vida simples. 

Gostaria de destacar algumas delas. Passaríamos a adquirir coisas pela utilidade que elas têm, não pelo status que elas conferem. Rejeitaríamos qualquer coisa que criasse em nós algum tipo de dependência. Doaríamos com facilidade aquilo que não utilizamos ou não nos serve mais. Não nos renderíamos à mensagem consumista da mídia que nos enxerga apenas como consumidores. Aprenderíamos a desfrutar daquilo que não possuímos, desenvolvendo um apreço profundo pela criação. Entenderíamos que, nem sempre, o que nos dá prazer é algo comprado. 

É importante dizer que a evidência mais marcante na vida daqueles que desejam desfrutar desta
“simplicidade” não diz respeito à quantidade de bens que o indivíduo possui, nem ao seu grau de instrução, mas sim o fato de que este se afasta de qualquer coisa que o distraia de sua busca pelo Reino de Deus. 

Precisamos evitar que as coisas tomem o lugar do Reino em nossa vida e desviem o nosso foco. Que Deus nos dê sabedoria para priorizarmos o que precisa ser priorizado: o Seu Reino e a Sua Justiça. Como dizem: Se Deus está em primeiro lugar, todas as coisas estão em seus devidos lugares. E assim, poderemos desfrutar da simplicidade, simplesmente como Jesus!




Sugestão de música: 

  3 comentários:

  1. Ótimo texto! Que Deus te abençoe Fer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucão! Saudds meu brother! Obrigado por deixar seu comentário aqui!

      Excluir
  2. Que Deus te ilumine cada vez mais!! Pastor Fer, homem sábio!!

    ResponderExcluir

Mais lidas

Seguidores