quinta-feira, 14 de abril de 2011

Redes Sociais



É cada vez mais comum as pessoas participarem das chamadas redes sociais, que são páginas de relacionamento disponibilizadas na internet. Nessas páginas, os usuários criam um perfil pessoal com suas informações e permitem ou não, que outras pessoas tenham acesso a sua página.

São várias as plataformas que nos são oferecidas na web: Facebook, Orkut, Twitter, MSN, MySpace, Youtube, etc. Elas existem na intenção de aproximar as pessoas, facilitar a comunicação, dar a oportunidade de se conhecer mais gente, fazer contatos profissionais, etc.

Porém, ao pesquisarmos o por que essas redes fazem tanto sucesso, podemos destacar alguns pontos: muitos usuários podem criar nessas páginas o “eu desejado”, ou seja, “virtualmente”, elas se tornam quem elas sempre quiseram ser na vida real. Ali elas criam o seu próprio mundo, e são aceitas por aquilo que, na verdade, elas não são!

Além disso, outro fator merece ser destacado. É a sensação de estar conectado ao próximo, de poder falar, compartilhar idéias e opiniões. Isso revela, inclusive, quais as necessidades do homem moderno. Quando bem utilizadas, as redes sociais facilitam a comunicação e, de fato, aproximam as pessoas.

Pensando sobre isto, o próprio Cristo criou sua rede. Diferentemente das virtuais, que na intenção de aproximar as pessoas umas das outras, terminam afastando, e onde a pessoa não precisa ser necesserariamente ela mesma, a Igreja, criada pelo Cristo e que anda segundo seus valores, “aproxima, une e faz viver junto”.

Ali as pessoas são aceitas como elas são, e são desafiadas a mudarem a partir do reconhecimento do seu verdadeiro “eu”. São incentivadas a melhorarem o seu mundo real, reconhecerem a beleza da vida e não a fantasiarem algo maravilhoso, mas que não existe. Nesta rede os relacionamentos não são superficiais, mas existe a atenção, a inclusão, o perdão, o toque, o abraço.

Que isso não seja virtual, mas nos esforcemos para alcançar essa realidade, a de VIVERMOS como Igreja! Quando o mundo descobrir essa “rede”, e o estilo de vida de seus usuários, com certeza, “contaremos com a simpatia de todo o povo” e “enquanto isso, acrescentava-lhes, o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.(At.2.47)

  Um comentário:

Mais lidas

Seguidores